Reiki

Reiki Método Usui



                                                        Os 5 princípios do Reiki



O que é Reiki?
A palavra japonêsa "Reiki" é pronunciada "Rêkí" (em português) e traduzida como "Energia de Vida Universal" ou "Energia Vital Universal". É composta de duas sílabas: da sílaba "Rei" possui diferentes significados: espírito, alma e universo; o que é universal e infinito. A sílaba "Ki" pode ser traduzido como espírito, coração, ser, energia, atmosfera e sentimento. Denomina a Energia Vital, seja em forma de calor, luz ou força.
A Energia de Vida, o "Ki", é conhecida desde a antigüidade. Encontram-se diversos termos e expressões denominando-a. Enquanto as teorias como também a quantidade e qualidade de energia acessada as vezes diferem muito, acredito que se trata da mesma energia primordial e divina:
Ki • pelos japoneses
Chi • pelos chineses
Prana • pelos indus
O Grande Espírito • pelos nativos da América do Norte
O Espírito Santo • pelos cristões
...e muitos outros nomes
                         É aquilo que dá origem à vida, a todo movimento existente no universo.
Freqüêntemente, a palavra Reiki é utilizada, também, para denominar o um sistema de cura, o Sistema Usui de Cura com Reiki. As vezes, o uso da palavra para ambos aspectos gera confusão, pois pode significar coisas bem distintas. Essa confusão é cometida com freqüência, também por mestres em Reiki.
Podemos dizer que existe uma palavra em todas as culturas que expressa o que chamamos a Energia da Vida. No entanto, o Sistema Usui é um método muito específico para disponibilizá-la nas nossas mãos.
Um pouco de história.....

Para que se possa acessar e utilizar a essência energética, é preciso alguma forma, um sistema

prático. Existem muitas possibilidades para utilizar Reiki como energia.
O fundador do Reiki, o japonês Mikao Usui, fundou um sistema denominado por ele o Sistema Usui de Cura com Reiki, Usui Shiki Ryoho™, por volta de 1910.

Seu aluno Chujiro Hayashi criou uma clínica de Reiki em Tóquio.
No final da década de 1930, Hawayo K. Takata, aluna do Hayashi, trouxe o Reiki ao ocidente. Até a década de 1970, quando iniciou 22 mestres, principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, ela foi a única pessoa conhecida no ocidente que ensinava Reiki. A Sra. Takata faleceu em dezembro de 1980.
Desde a sua morte, muitos novos sistemas de "Reiki" foram criados, quase todos utilizando o sistema Usui como uma base.
                                                    REIKI NIVEL I ' O DESPERTAR'


Auto Reiki




Uma outra aluna da Sra. Takata, a Dr. Barbara Ray assumiu a The Reiki Association, a qual mudou diversas vezes o nome e, nos anos 80, tornou-se conhecida com A.I.R.A., a American International Reiki Association, enquanto se chama hoje "The Radiance Technique International Association". Existem diferenças "filosóficas" entre o exercício da prática do Reiki e da Técnica Radiante, como a Dra. Ray prefere dizer.A neta da Sra. Takata, a Phyllis Lei Furumoto, assumiu a função da grã-mestra e é considerada sucessora de sua avó, desde 1980. Em suas extensas viagens pelo mundo inteiro, a Phyllis definiu o sistema Usui (Usui Shiki Ryoho™) em nove elementos e quatro aspectos. Veja também Usuireiki (em preparação). A Phyllis inspirou a The Reiki Alliance, uma organização com objetivo de dar apoio aos mestres filiados.
Além dos mestres filiados a uma das duas principais organizações, existem muitos mestres que preferem trabalhar independentemente, sem filiar-se a nenhuma organização. Muitos mestres (e muitos mesmo!) mudaram a prática do Reiki conforme acharam melhor.
Para entender melhor como funcionam Reiki e o Sistema Usui, é preciso definir as palavras "vida" e "saúde" sem nos limitar ao plano físico. Reiki funciona como catalisador da vida em busca da sua plenitude, atuando em todos os níveis do nosso ser:
No nível físico, o Reiki flui nos canais energéticos chamados meridianos, nadis e chakras. A força da vida nutre cada célula e cada órgão, estimulando as funções vitais. Quando o fluxo da força vital é diminuído ou interrompido, há mal funcionamento e enfermidade num ou vários órgãos do corpo.
No nível emocional - mental, o fluxo da energia vital responde às emoções e aos pensamentos. O livre fluxo pode estar dificultado através de sentimentos e pensamentos negativos, crenças e dogmas limitadores.

                                       Reiki Nivel II ' A TRANSFORMAÇÃO'



No nível     espiritual, o Sistema Usui funciona como motor de integração do passado ao presente, reconectando a alma com a sua raiz espiritual.

                            Reiki III "O Mestre de Si Mesmo"


A prática do Reiki é extremamente simples: Para "ligar" você encosta a mão, para "desligar" Reiki, você a tira. Para que o seu toque seja um "toque de Reiki", é pré-requisito ser iniciado em Reiki I através de um mestre de Reiki devidamente habilitado.A energia Reiki age como "turbo" para a força autocuradora existente em cada ser vivo, seja uma planta, um animal ou o homem. Todo e qualquer processo de autocura é reforçado, intensificado e acelerado. A recuperação, vitalização e o rejuvenescimento são favorecidos.
Reiki  em Animais de Estimação
1- Chacra Base ou Raiz – a sua cor é o vermelho
e localiza-se na base da coluna junto ao início da cauda.
2- Chacra Esplénico ou Sacral – a sua cor é a
laranja e localiza-se na área baixa do abdômen e topo da
pélvis.
3- Chacra Umbilical ou Plexo Solar – a sua cor é o
amarelo e localiza-se na zona central do abdômen e costas.
4- Chacra Cardíaco – a sua cor é o verde e localiza-se  na área central do tórax.
5- Chacra Laríngeo – a sua cor é o azul celeste elocaliza-se na garganta.
6- Chacra do Terceiro Olho – a sua cor é o azul
índigo e localiza-se entre os olhos, ligeiramente acima do
ápice do plano nasal.
7- Chacra da Coroa – a sua cor é o violeta e
localiza-se no topo da cabeça.
8- Chacra Braquial ou Chacra Chave – a sua cor é o
preto e localiza-se na área dos ombros, de cada lado do
corpo. É o chacra líder de um animal e afeta diretamente
todos os outros, uma vez que através deste chacra a energia é
enviada a todas as regiões do corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário